O Último Primata

Tuesday, October 10, 2006

Mas Afinal O Que É Um Primata?

A investigação sobre o Ser continua. E não tarda novos desenvolvimentos surgirão,
Mas hoje vamos apenas dar uma explicação ( para os mais leigos e desatentos ) sobre o que é um Primata.

Do pequeno lêmure-rato, de apenas 100 gramas, ao gorila da planície oriental de 250 kg., os primatas aparecem em todas as formas e tamanhos.
Existem 235 espécies de primatas e todas, de uma forma ou de outra, possuem características semelhantes.
Essas características são:
- Mais confiança na visão do que no cheiro
- Visão binocular
- Membros do corpo e mãos adaptados para pendurar-se, saltar e balançar nas ramas
- Habilidade para pegar e manipular objetos pequenos, usando dedos com unhas em lugar de garras
- Cérebros grandes em relação ao tamanho corporal
- Vida social complexa

Os prossímios (60 espécies) são quase todos pequenos, noctívagos e encontrados apenas na África e Sudeste Asiático. Os Antropóides (175 espécies) ou ‘higher primates’ são maiores, diurnos e são constituídos por macacos e símios. Os macacos do Novo Mundo tendem a ser pequenos, residem exclusivamente nas árvores e só habitam a América Central e América do Sul. Eles são também conhecidos como platirrinos e têm largos narizes, com narinas que se abrem ao lado.
Os macacos do Velho Mundo podem ser subdivididos em macacos com bolsas nas bochechas (Cercopitecóideos), que são principalmente os africanos, e macacos comedores de folhas (Colobines), que são principalmente os asiáticos. Ambas famílias, junto com os símios e os humanos, também são conhecidas como catarrinos e têm tem o septo nasal estreito e as narinas voltadas para baixo. Os símios são encontrados na África e a Ásia. A maior diferença entre os símios e os macacos é o resultado das grandes adaptações em direcção a um cérebro maior – mais tamanho, postura do corpo mais ereta, menos filhotes por parto, maior tempo de vida. Diferente dos macacos, seus braços são mais longos do que suas pernas e a visão é mais importante do que o olfato, seu sentido primário.

Os leitores mais atentos certamente, depois de ler esta explicação, facilmente percebem a dificuldade de classificar o nosso "ser" como macaco ou símio, mas que é um primata, disso não há dúvida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home